Guia rápido sobre o que, como e onde pesquisar na internet (adaptado da revista Nova Escola p. 84-87, maio 2011. Ed Abril)
1. Identifique a informação confiável
- O autor está identificado? É especialista no tema?
- Quando há relatos e testemunhos, os entrevistados tem nome e sobrenome ou estão escondidos sob a expressão “especialistas afirmam”?
- Atente para a data de publicação. Revisões e novas descobertas podem invalidar explicações antigas.
2. Avalie a qualidade das opiniões.
- Tente distinguir informação de opinião
- Opiniões devem estar baseadas em argumentos e evidências
- Tente perceber a intenção do autor. É ingênuo pensar, por exemplo que um fabricante de remédio trará opiniões imparciais sobre seus produtos.
- Note se o autor se distancia das fontes com expressões como “de acordo com”.
- Veja também se abre espaço para opiniões contrárias, contestações ou dúvidas sobre conclusões. Em questões polêmicas ou não completamente desvendadas isso é essencial.
3. Extraia o máximo da pesquisa.
- No próprio Google clique em pesquisa avançada.. Ali você encontrará opções com todas as palavras digitadas, em determinado idioma, por tipo de arquivo (.pdf, .doc), etc.
4. Use a Wikipédia com sabedoria.
- Pode ser utilizada como ponto INICIAL de uma pesquisa. Verbetes confiáveis devem conter referências de onde a informação foi retirada (revistas especializadas, periódicos científicos) indicados no fim da página como notas e referências”. CORRA ATRÁS dessas referências sempre que possível.
- CUIDADO com as expressões: “Esta página ou seção não cita nenhuma fonte ou referência”; “artigo controverso” (para textos excessivamente parciais) ou ainda “ artigo pode conter informações desatualizadas”.
5. Recorra a bases e fontes reconhecidas.
- Certifique-se que as informações estão na base de dados de uma universidade ou fazem parte de uma publicação acadêmica, o que significa que passaram pelo crivo de especialistas.
- Alguns sites recomendados:
Google acadêmico: http://www.scholar.google.com.br/
Scielo: http://www.scielo.br/
Portal de periódicos da Capes: http://www.periodicos,capes.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário